Proclamação da República
As consequências que levaram à queda da MONARQUIA e a instauração da REPÚBLICA
Crise do Segundo Reinado - Imperador Dom Pedro II:
Conflitos entre o Governo Imperial com a Igreja (Católica) – Desde o período colonial, a Igreja Católica era submetida às ordens do Imperador. Em 1872 Dom Vidal e Dom Macedo Bispos de Olinda (PE) e de Belém (PA) resolveram seguir as ordens do Papa Pio IX punindo os religiosos que apoiavam os maçons. Dom Pedro II influenciado pela maçonaria ordenou que suspendessem as punições. Eles se recusaram e foram punidos pelo Imperador.
Conflitos entre o Governo Imperial com o Exército – Depois da Guerra do Paraguai o exército brasileiro foi adquirindo status e a monarquia não reconheceu essa importância. Pois, não precisava dessa força militar para se manter no poder. O Exército não aceitava esse descaso, em 1884 liderados por Marechal Deodoro da Fonseca os militares então se revoltam contra o Imperador Dom Pedro II – assim surge o primeiro Golpe de Estado no Brasil.
O Processo Abolicionista e as relações políticas entre o Governo Imperial e os proprietários de terras - Dom Pedro II estabelece a Lei do Ventre Livre 1871 que dava o direito a alforria ao escravo que pudesse pagar por sua liberdade. Causando assim um mal-estar entre o Imperador e os grandes proprietários rurais – em 1888 estabelece o fim do escravismo com a Lei Áurea assim da por Princesa Isabel filha de Dom Pedro II.
Surgimento do Movimento Republicano – Os grandes proprietários de terras, o exército e a Igreja se revoltaram contra o Imperador e apoiaram as ideias do Republicanismo. Dom Pedro II apresenta a Câmara dos Deputados o programa de reforma que incluía a liberdade religiosa, o direito ao ensino, autonomia das províncias e o mandato temporário para os senadores – mas já era tarde, em 15 DE NOVEMBRO DE 1989 o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando das tropas revoltadas contra o Governo Monárquico ocupando o quartel-general do Rio de Janeiro constituindo naquela noite o governo provisório da REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL e se tornando o primeiro Presidente do Brasil. Dom Pedro II que estava em Petrópolis recebeu no dia seguinte o documento que ordenava a sua saída e de sua família do Brasil.
Primeira Bandeira Republicana, criada por Ruy Barbosa, usada entre 15 e 19 de novembro de 1889. Inspirado na bandeira dos Estados Unidos, a bandeira era composta por treze listas horizontais alternadas em verde e amarelo, tendo no canto superior, junto a tralha, vinte e uma estrelas em campo azul. Essa bandeira, que foi usada por apenas quatro dias, de 15 de novembro a 19 de novembro de 1889.
Atividade
Leia o texto ao lado e as letras do “Hino da Proclamação da República” e o samba-enredo “Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós” e responda as perguntas:
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário